Tudo começou em 1986 quando a marca foi criada como um empreendimento conjunto entre a Nintendo e a Sony. Nintendo estava de olho numa nova tecnologia de jogos baseado em CD da Sony e Philips, as duas empresas tinham desenvolvido uma nova tecnologia conhecida como CD-ROM/XA que permitia o acesso simultâneo aos dados de áudio compactado e vídeo sobre os discos .
No entanto, na CES 1991, às vésperas do anúncio do "SNES-CD", como era para ser conhecido, o presidente da Nintendo, Hiroshi Yamauchi, quebra o contrato com a Sony e decide trabalhar apenas com a Philips. O projeto SNES-CD foi engavetado, mas ao invés de deixar todo o desenvolvimento ir para o lixo, O Engenheiro da Sony Ken Kutaragi - mais tarde apelidado de "pai da PlayStation" - continuou o trabalho sob o nome "Sony Play Station" e, eventualmente, produziu um número muito pequeno de vídeo games, que incluía unidades de CD e slot para cartuchos e controladores do SNES.
Naturalmente, a Nintendo não ficou nada impressionada, e através de uma ação judicial forçou um novo acordo com a Sony, o que eventualmente permitia-lhe continuar a produzir o console, des que uma parte dos lucros fossem para a Nintendo. Assim, em 1993, Kutaragi achando injusto a decisão da Nintendo de forçar um contrato com a Sony (Contrato que a própria Big N quebrou) refez todos os projetos do aparelho, retirou qualquer compatibilidade com o SNES e assim, o próprio PlayStation nasceu sem precisar se preocupar com a Nintendo.
Desde então, o PlayStation tem sido nada menos que um sucesso estrondoso.
Abaixo tem um vídeo que ajuda a entender a evolução do PlayStation!
Altamente recomendado!
_____________________
Que fita de malandro rsrs... "vish!! que treta!!!"
Nenhum comentário:
Postar um comentário