quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Análise: Resident Evil: Operation Raccoon City



Resident Evil: Operation Raccoon City

Lançamento: 4° trimestre de 2011

Plataformas: XBOX 360, PC & PS3

Produtora: Slant Six Games

Distribuidora: Capcom

Suporte Online: Sim

Faixa Etaria: 18+


Mesmo tendo sido destruída por uma bomba atômica, Raccoon City ainda possui muitas histórias. Após ser palco de uma das maiores invasões de zumbis já vistas na história dos games, a cidade volta aos consoles para nos apresentar uma nova versão dos fatos que a imortalizaram na memória dos fãs da série.

Em Resident Evil: Operation Raccoon City, somos novamente levados aos acontecimentos vistos nos primeiros jogos da série. Desta vez, assumimos a perspectiva de agentes da Umbrella Security Service, cujo único objetivo é invadir o local para matar Leon Kennedy. Porém, uma equipe de soldados do exército também chega à região para impedir que o herói seja morto.

A grande novidade do novo game é o sistema multiplayer, que coloca o jogador no comando de um desses esquadrões. Com isso, ao mesmo tempo em que os usuários enfrentam o time rival, eles precisam sobreviver aos ataques de zumbis, Hunters, Tyrants e outras criaturas afetadas pelo Vírus-T que andam pelas ruas da cidade.

Desenvolvido pela Slant Six Games, estúdio responsável pela série SOCOM, este Resident Evil abandona as características de sobrevivência para adotar elementos de shooter de ação, o que significa que teremos uma jogabilidade mais dinâmica e ágil. Além disso, os novos personagens têm habilidades especiais que devem ser levadas em conta na hora de traçar estratégias para permane

O terror em Raccoon City voltou

Esqueça Leon Kennedy, Chris Redfield ou qualquer outro personagem de Resident Evil: a grande protagonista da série sempre foi Raccoon City. Mesmo com a cidade sendo posta de lado a partir do quarto jogo, ela continua sendo constantemente referenciada no enredo e lembrada pelos fãs como um dos locais mais marcantes de toda a história dos video games.

Ouvindo os apelos saudosistas dos jogadores, a Capcom decidiu trazer o distrito novamente à franquia para que os jogadores possam matar a saudade. Se você sentiu falta das ruas escuras e infestadas de zumbis, pode começar a comemorar, afinal, Resident Evil: Operation Raccoon City é o retorno ao local em que toda a tragédia começou.

Mas essa nova visita também possui um motivo especial. Isso porque o título traz uma nova perspectiva sobre os acontecimentos clássicos da cidade e apresenta detalhes que até então nunca tinham sido revelados sobre o incidente que originou a invasão de mortos-vivos que todos conhecem. Se até agora sabíamos apenas que havia membros da S.T.A.R.S. tentando sobreviver àquele apocalipse, o próximo lançamento promete nos mostrar o que ocorreu nos bastidores da operação.




Caça ao herói

Lembra-se de quando Leon chegava a Raccoon City, no início de Resident Evil 2? Se, naquele momento, ele não tinha ideia do que iria encontrar pela frente, outro grupo já sabia que a situação era anormal e que medidas drásticas precisavam ser tomadas. Enquanto o herói chega com sua caminhonete à cidade dos zumbis, um time de agentes da Umbrella sobrevoava a região em busca de um único alvo: Leon Kennedy.

Ainda que os motivos para essa caçada não tenham sido revelados – e nem devem ser até o lançamento do game –, podemos imaginar que há algo muito grande envolvendo o policial e a corporação. Não somente pelo fato de sua cabeça estar a prêmio, mas também por um esquadrão especial do exército ter sido enviado para proteger o protagonista. E você sempre achou que toda a situação poderia ser resumida em uma delegacia...



O velho, o novo e os mortos

A grande novidade de Resident Evil: Operation Raccoon City é que ele não foi desenvolvido pela Capcom, mas pela Slant Six Games, estúdio responsável pela série SOCOM. Ainda que a mistura pareça não combinar, ela permitiu uma nova abordagem sobre a jogabilidade da franquia, deixando-a mais próxima de um shooter.

Mesmo que isto signifique abandonar algumas das características de sobrevivência que sempre acompanharam a história dos zumbis, a abordagem de uma nova produtora tornou a jogabilidade mais dinâmica – o que pode ser sentido na própria movimentação dos personagens. A diferença mais visível, por exemplo, é que agora é possível correr e atirar ao mesmo tempo.



Os próprios comandos foram adaptados a fim de se ajustar à nova mecânica. A ação mais ágil obrigou que o controle fosse alterado de modo semelhante, algo que deve ser percebido logo de início pelos fãs de Resident Evil. Outra adição é um sistema de cobertura em que outros personagens o ajudam na hora de avançar pelo cenário.

Além disso, você não precisa mais se preocupar tanto em economizar munição na hora de enfrentar uma horda de mortos-vivos. Como estamos falando de um grupo de agentes especiais da Umbrella Security Service, podemos esperar equipamentos de última geração e armas capazes de eliminar dezenas de inimigos em questão de segundos. Se você espera algo assim, a Slant Six não o decepcionou.

Na demonstração disponível no Captivate 2011, evento realizado pela Capcom para promover seus próximos lançamentos, era possível conferir o quão profissionais são esses novos soldados. O site G4TV, por exemplo, afirmou que só os rifles de combate possuem mais de 400 cartuchos extras, o que deve dar mais liberdade na hora de agir.



Outro ponto que comprova a competência do grupo é o fato de ele ser composto por apenas quatro pessoas em vez de um batalhão inteiro. Como cada uma delas possui uma habilidade específica, o trabalho em equipe se mostra uma maneira eficiente de avançar na caçada a Leon e no combate aos zumbis de Raccoon City.

Beltway, por exemplo, é o especialista em armamento pesado. Enquanto os demais atacam com armas comuns e de pequeno porte, ele prefere equipamentos maiores e capazes de causar estragos significativos até mesmo em Hunters e Tyrants. Além dele, temos Bertha, uma médica que ajuda no suporte, e Spectre, um agente mestre em localização e em ataques à longa distância.

Todavia, o grande destaque está em Vector, afinal ele é o personagem com mais traços herdados da Slant Six. Suas perícias parecem ter sido retiradas diretamente da série SOCOM, como a capacidade de se tornar invisível ou a de assumir a forma de outros personagens em meio à campanha.



Sendo assim, sua sobrevivência só é possível caso as características de cada soldado sejam levadas em consideração. Isso deixa claro que há também um foco muito grande na cooperação, de modo semelhante ao que já acontecia em Resident Evil 5. Em um dos momentos da demonstração testada pelo G4TV, por exemplo, era preciso que os jogadores permanecessem unidos para enfrentar o exército de mortos-vivos que se aproximava. Ao chegar ao fim do percurso, todos eram premiados com várias ervas e um grande pacote de novas armas e munições.


Três facções, três objetivos

Se você acompanhou as várias notícias relacionadas a Operation Raccoon City, certamente deve saber que o grande destaque do título está no multiplayer. A diferença é que agora há uma modalidade voltada especialmente para a competição de times e não apenas à cooperação.

Como dito anteriormente, toda a ação deste game ocorre com a chegada da Umbrella Security Service na tentativa de matar Leon. Porém, ao mesmo tempo, um esquadrão do exército vai à cidade para salvar o policial dos assassinos. É num desses lados que o jogador deve se posicionar.



Embora os membros desse grupo especial não tenham nomes como sua contraparte, eles são igualmente eficazes nas partidas online. Graças à experiência em batalhas, temos momentos épicos de trocas de tiros, mas sem tornar Resident Evil um jogo de guerra. Mesmo com uma jogabilidade mais dinâmica, ainda é um game de zumbis.

Prova disso é que os mortos-vivos também estão presentes em meio a esse fogo cruzado – e são considerados a terceira facção das partidas online. Enquanto Umbrella e Exército se enfrentam, os devoradores de cérebros caminham pelas ruas da devastada Raccoon City e são fundamentais na estratégia de combate.

Já imaginou como seria horrível ter seu inimigo à sua frente e defuntos caminhando em sua direção pela retaguarda? Saber criar esse tipo de situação é uma das formas mais eficazes de eliminar o grupo rival sem ter de gastar muita munição ou perder algum aliado.



Além disso, há um sistema de hemorragia que deixa essa questão tática ainda mais evidente. Caso seu personagem seja atingido várias vezes, ele pode simplesmente começar a sangrar, o que chama a atenção dos zumbis e faz com que eles fiquem ainda mais nervosos, violentos e incontroláveis. Essa é apenas uma das maneiras de transformar esse terceiro time em uma arma contra seus adversários.

Porém, graças à fragilidade dos infectados pelo Vírus-T diante dos equipamentos militares, eles quase nem são considerados uma ameaça. Mesmo com a violência na presença de sangue, basta um tiro na cabeça para acabar com seus problemas por um breve período de tempo. Isso até a chegada das armas bio-orgânicas.

Se os zumbis comuns são fracos e não demonstram perigo, o mesmo não pode ser dito dos Hunters e Tyrants, que eventualmente aparecem pelas ruas de Raccoon City. Ainda que estes tenham sido vistos apenas nos trailers, os primeiros deram as caras na demonstração e, segundo o G4TV, estão ainda mais resistentes e mortais do que nos Resident Evil anteriores. É preciso muito esforço para acabar com um, o que pode ser fatal para sua munição ou durante um ataque inimigo. Além disso, o produtor do jogo, Masachika Kawata, afirmou que outras criaturas devem ser anunciadas em breve.



Personagens (Protagonistas)

Vector



Vector é um dos 4 personagens jogavéis do game Resident Evil: Operation Raccoon City, ele faz parte da Umbrella Security Service (U.S.S.), é descrito como um ninja moderno, exímio atirador e tem a habilidade de ficar invisível por um certo período de tempo.


Spectre


Spectre – é um dos 4 personagens jogavéis do game Resident Evil: Operation Raccoon City, ele faz parte da Umbrella Security Service (U.S.S.) Delta Team, é descrito com grande capacidade sharpshooting.

Ele e sua equipe foram enviados para Raccoon City durante o surto viral. Sua equipe tinha duas atribuições:

1. Destruir toda e qualquer prova que possa causar danos à empresa Umbrella Corporation;

2. Matar todos no seu caminho (sobreviventes,agentes de polícia de Raccoon City e agentes do Governo Federal dos EUA).


Bertha


Bertha é uma dos 4 personagens jogáveis do novo Resident Evil - Operation Raccoon City . Bertha é membro da USS (Umbrella Security Service) é a médica da equipe.


Beltway


Beltway – é um dos 4 personagens jogavéis do game Resident Evil: Operation Raccoon City, ele faz parte da Umbrella Security Service (U.S.S.), é descrito como Especialista em armas pesadas, granadas de fragmentação e granadas atordoantes. Resumidamente, este moço serve para explodir coisas e “debastar” tudo o que se mexa.

Leon Scott Kennedy


Ele não será jogável, mas voce poderá escolher entre salvalo ou mata-lo. A escolha é sua...

Mais Screens









Videos - Trailers & Gameplays

Resident Evil: Operation Raccoon City Teaser Trailer 

http://www.youtube.com/watch?v=bDe_-KlZpBA
_________________________________________

Resident Evil : Operation Raccoon City - Official 15th Anniversary Trailer [HD] 

http://www.youtube.com/watch?v=icOOQrT5p50

_________________________________________

Resident Evil : Operation Raccoon City - Gameplay # 1 

http://www.youtube.com/watch?v=CWD6Z5E5bAk

Resident Evil Operation Raccoon City USS vs US Spec Ops Gameplay Trailer [HD] 
http://www.youtube.com/watch?v=na6LS1oWeuY

__________________________________________

Resident Evil: Operation Raccoon City - Gameplay Interview 

http://www.youtube.com/watch?v=rWfGG86H9eY






4 comentários:

  1. A análise tá perfeito amigo , show de bola mesmo , só falta por a Claire Redfield ali hein ! XD

    Guilherme
    http://historiaespetacular.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado por divulgar o História Espetacular amigo , depois é só dizer como posso ajudar para retribuir , se tiver um banner do tamanho q tem lá no blog na parte dos parceiros eu coloco já como parceiro oficial com orgulho valeu amigo obrigado mesmo :D ,

    (se quiser, dps de ler o comentário pode apaga-lo pois não tem nada a ver com o conteúdo do post)

    ENTRE EM CONTATO HEIN ! ESPERO RESPOSTA XD

    ResponderExcluir
  3. vlw pela resposta lá no blog , é eu n so professor nem historiador sou admirador da história mesmo XD, sempre adorei história, bom desde esses 4 anos venho gostando cada vez mais e mais, adorei os banners os 2 sao magnificos vou por lá no história espetacular com orgulho, pode deixa ja te sigo no twitter, me add no msn pra podermos conversarmos melhor aki é complicado :S kkk

    Guilherme_briziguello@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. adicionei seu banner ficou perfeito , se achar que o meu ficou pequeno pode edita-lo deixa-lo do tamanho dos outros , n tem problema fique a vontade :D

    ResponderExcluir