terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Os Homens Que Não Amavam as Mulheres



Millennium – Os Homens que não amavam as mulheres (The Girl with the Dragon Tattoo) é um filme realmente fascinante e surpreendente. O filme me encantou desde o trailer e não ficou preso às cenas deste (como boa parte dos filmes atuais), conta uma história intrigante e complexa envolvendo o assassinato de uma adolescente pertencente a uma rica família suíça cujo assassinato, ocorrido há 40 anos ainda não foi explicado, sendo desvendado por Mikael Blomkvist, um jornalista investigador e Lisbeth Salander uma jovem punk, investigadora particular extremamente violenta e anti-social.


Millennium - O homem que não amava as mulheres

O filme mantém o telespectador empolgado, paralisado e concentrado do começo ao fim não apresentando apenas a tensão comum dos filmes de suspense, mas também muito conteúdo durante suas cenas tensas, recheadas com diversas informações que vão se ligando solucionando aos poucos o caso. Mesmo sendo tão longo é um filme super interessante, não consegui desviar os olhos um minuto sequer da tela, tentando desesperadamente captar cada detalhe da complexa historia acerca do caso, mantendo-os fixos à tela durante todos os 158 minutos de filme. É tão interessante que mesmo quando você não entendendo muito do filme, eu mal entendi os fatos principais, ele consegue lhe manter interessado do começo ao fim com sua historia intrigante e envolvente.
Embora rico em detalhes a investigação ocorre de maneira enérgica e veloz de modo que mesmo se o telespectador não conseguir entender muito da história, o filme consegue lhe manter fixo nele. Para isso contam também é claro as ótimas atuações de expressões fortes e marcantes de Daniel craig (Mikael Blomkvist) e Rooney Mara (Lisbeth Salander) além do cenário escuro e tenebroso da ilha e da intensa trilha sonora, muito bem feita por sinal apresentando a altura e música certas que transmitem todas a intensidade e emoção da cena, além de qualidade dos sonos sem distorções, nas cenas de moto, por exemplo, se ouve a aceleração da moto e o deslizamento dos pneus de maneira clara e sem ruídos.


Nas cenas de ação, como as corridas com a moto, é mantida a velocidade ideal dos quadros (frames) de maneira que se pode perceber a velocidade ao mesmo tempo em que é possível acompanhar a cena, coisa que não ocorre na maioria dos filmes atuais em que a luta é tão rápida que nem se pode observar quem esta batendo e quem esta apanhando.
Mesmo em meio a tanto suspense e ação o filme ainda consegue dar pitadas de comédia com falas e cenas criativas e rápidas não se limitando a clichês e nem recaindo a palhaçada, apresentando uma duração precisa que permite às piadas terem graça sem se tornarem cansativas ou atrapalharem o desenvolvimento do filme. Tão bem feito que são as vezes feitas durante cenas de tensão , afinal o filme em si é todo tenso, conseguindo integrar graça a cena sem nem mesmo quebrar a tensão.
Quanto aos personagens são muito cativantes, o escritor é um grande jornalista investigador que está sendo processado por calúnia e difamação por um artigo escrito contra um grande empresário que assim aceita a proposta de investigar o caso como maneira de sair desse aperto. Já a jovem que tem como assistente é uma punk aos cuidados do estado envolvida com diversas questões como lesbianismo drogas e etc. expostos de maneira bastante direta e clara no filme sem gerar tensão ou relaxamento exagerados, apresentando apenas a situação da personagem sem se posicionar radicalmente contra ou a favor. Embora extremamente diferentes ambos personagens relacionam-se bem e atraem nossa atenção pela maneira de agir e pensar habilidosa e discreta mantendo a calma mesmo nas horas mais arriscadas.Me atraiu principalmente a ação da jovem sempre ágil,inteligente e agressiva.


Inovador do começo ao fim foge dos clichês e apresenta uma história muito interessante envolvendo uma família rica e misteriosa em que todos são suspeitos e as inimizades dentro da própria são muitas não há em quem confiar ou como se proteger e por isso mesmo o telespectador se sente assim como o personagem sem solo para se firmar o que gera a tensão do filme pela falta de proteção dos personagens.
Um dos fatos mais interessantes e que me chamou atenção neste filme foi que após a solução do caso o filme não simplesmente acaba deixando um final, digamos assim “aberto”, tem mais uma boa parte mostrando a continuação das vidas dos personagens com a resolução de problemas dos personagens apresentados no começo do filme, embora decaia no suspense, tornando-se mais leve nesta parte, o brilhantismo não é deixado de lado mostrando a inteligente resolução dos problemas iniciais.
Quando ao timing pode se perceber que as cenas não duram muito de modo a distanciar se do desenrolar natural da historia, mas também não são curtas ou apresentam ângulos limitados ou coisa do tipo de modo a gerar cenas corridas e mal-feitas postas como se somente para tapar buracos. Assim o filme apresenta um amplo conteúdo apresentando diversas cenas sem se demorar ou enfatizar demais cada cena mantendo assim o fluxo constante e estável da historia ao mesmo tempo em que não perde conteúdo.


Intenso, complexo, cativante, fluido, interessante, em resumo, extraordinário, um dos melhorar filmes que já vi com certeza vale a pena ser assistido. Apresenta ótimas atuações, cenário, trilha sonora e um timing perfeito em cada cena e conteúdo. Talvez algumas pessoas não gostem pelo clima pesado e cenas relativamente fortes, também não fazem bem o meu gosto, mas mesmo assim não se prende a estas apresentando também, como já dito diversas vezes, uma história muito bem escrita e conduzida.


Veja o Trailer do Filme Os homens que não amavam as mulheres






____________________________

Cara, alem dela ser linda... a tradução do filme é uma bosta n é!?


Nenhum comentário:

Postar um comentário